sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

E chegou o Natal!

Enfim chegou, hoje é a véspera de Natal, nascimento de Jesus?

Como canta a canção... ♪ Então é Natal, a festa cristã...♫

Mas será que é uma festa cristã mesmo?

Pra falar a verdade o Natal começou como uma festa pagã. O natal é comemorado a muito tempo antes do nascimento de Cristo...muitos se perguntarão agora, mas se o Natal representa o nascimento de Jesus, como pode ele ser comemorado antes do nascimento do próprio? Simples, antigamente o natal não tinha esta representação, vou explicar para entendermos melhor.

Primeiro devemos entender que Jesus não nasceu dia 25 de Dezembro, é impossível precisar a data de seu nascimento e isso já é amplamente divulgado, ninguém sabe ao certo a data que Jesus nasceu, mas o interessante nessa historia é o porque então com 365 dias no ano o cristianismo foi escolher justamente o dia 25 de Dezembro?

Antes do cristianismo surgir as religiões que predominavam a Terra eram as religiões voltadas a natureza, as religiões que viam as divindades representadas na natureza, que são tidas como religiões pagãs pelo cristianismo.

Dia 25 de Dezembro sempre foi comemorado o nascimento do Deus Sol, que é o Deus máximo das religiões naturais e esta comemoração era amplamente comemorada no mundo. Em Roma também era comemorado a Satumália, que era uma festividade em honra ao deus Saturno, como característica esta festividade tinha a troca de presentes. O dia 25 de Dezembro também existe a comemoração do nascimento do deus persa Mitra, e ao invés de o cristianismo proibir as festividades tidas como pagãs aproveitou a data e decretou que seria comemorado o nascimento de Jesus, assim incorporado alguns rituais de outras festividades da mesma data para tentar fazer parecer que as outras festividades eram na verdade festividades cristãs e assim com esse esforço tinham como objetivo converter os "pagãos".

Portanto querendo ou não o natal na verdade foi um ato quase que de intolerância religiosa, tentando sufocar festividades de religiões diferentes. Porém, deixo claro que este meu texto não tem intenção nenhuma de tirar o prestigio ou a importância do Natal. Acima de representação ou significado do Natal o que me fascina nessa época é a transformação sentimental e emocional que esta data causa nas pessoas, claro que o ideal seria que todas as pessoas fossem tocadas por este espírito de bondade e generosidade o restante do ano, não somente durante um dia, mas enfim, energeticamente indico aproveitarem essa onde de bons fluidos e de positividade para nos enchermos de coisas boas.

Que o Mestre Jesus, o deus Mitra, deus Saturno e deus Sol! Possam nos abençoar com as forças e energias necessárias para nosso crescimento e desenvolvimento como humano, para cada vez mais não precisemos de datas especiais para sermos especiais!

Um Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário