quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Happy Rock, Pop Rock, Metal Core, Emo, Screamo etc...

Hoje falarei sobre um dos assuntos dos quais sem ele não vivo! MUSICA!

Sou musico, vocalista, guitarrista e compositor da banda Atomic, e por isso sempre acompanho o mercado e o mundo da musica brasileira e internacional, e é claro que venho observando esta nova geração do Rock brasileiro, as novas tendências, novos ritmos, novas opiniões...enfim...tudo novo.

De um tempo para ca o Rock parece que vem perdendo aquele estigma de mau, de pesa, trash, obscuro, e aos poucos tons de colorido vem entrando nesse mundo. Podemos pegar como exemplo bandas como Cine, Replace, Restart etc...



Bandas como estas vem dividindo as opiniões de muitas pessoas, inclusive de personalidades da música, como Dado Villa-Lobos e mais recentemente Dinho Ouro-Preto. Dado disse que nem via Restart como uma banda de Rock; e Dinho por sua vez declarou que Restart fazia com que Fresno parecesse Dostoievski.

Enfim, vejo dois ícones dos anos 80 criticando o Rock de 2010. Minha opinião: Não gosto de Restart, nada contra ao que eles fazem, simplesmente não gosto, musicalmente fazem o que tem que ser feito, vocalmente são fracos no meu ponto de vista, então chegando em minha casa vocês não se depararão com um radio tocando Restart, porém não devo deixar de respeitar onde eles chegaram, e respeitar essa nova geração.


O que as pessoas precisam entender, principalmente as que viveram nos 80's, é que o Rock também é um evento cíclico, e que as coisas mudam. Tem que se aceitar o fato de que não irá aparecer bandas como Guns 'n' Roses, Lynard Skynard, Pantera, Van Halen..etc...não por falta de competência dos músicos da atualidade, mas porque o mercado não absorve mais este tipo de musica, hoje em dia ainda se ouvem estas bandas mais por respeito a sua historia e trajetória do que pela musica propriamente dito, se aparecer no cenário mundial uma banda como estas citadas, infelizmente não terá vendagem, essa é a realidade, hoje o cenário rock é outro, a necessidade do publico é outra, então há que se valorizar isso e aceitar que existe espaço para todos.

Vejo com tristeza cada vez que vejo uma noticia de um musico falando mal de outro no Brasil, pois agem como se o mercado fonográfico brasileiro fosse muito forte, o que não. Podemos contar nos dedos as bandas em grande atividade no Brasil hoje, já nos Estados Unidos...nem sequer saberíamos nomear a todas sem cometer a injustiça de esquecer alguma muito importante. Portanto o mercado brasileiro é fraco para musica, não devemos enfraquece-lo mais ainda, tentando desqualificar esse ou aquele tipo de musica.

Quando bandas como Legião Urbana, Aborto Elétrico e Capital Inicial começaram sua carreira, o Brasil passava por transformações, por indignações políticas, e suas musicas em sua maioria "depressivas" refletiam o que a juventude sentia na época em ver sua situação social no momento. Hoje em dia a realidade é outra, por mais que ainda tenhamos nossas mazelas mas a juventude está preocupada em viver, em ser feliz, por isso o tão dito, Happy Rock está em alta.

Valorizo e admiro qualquer forma de manifestação artística e musical, portanto mesmo não tendo gosto para tal, respeitemos as diferenças e deixa o povo tocar o que tiver vontade, liberdade musical! Ninguém é o dono do Rock pra definir o que é ou não Rock, o que deve ou não ser ouvido, portanto nos comportemos como simples mortais nessa Terra e viva as VÁRIAS formas de se tocar Rock e de se sentir o Rock!
 

Um comentário:

  1. Sorry, mas então sou a dona do rock e essas bandas são umas MERDAS auhsaushaushausha

    ResponderExcluir