terça-feira, 28 de junho de 2011

Cesare Battisti

A tempos venho acompanhando o desenrolar do caso do italiano Cesare Battisti, em todos os veículos de comunicação sempre estão falando deste caso, e fica sempre nesse dilema, extradita ou não extradita?

A Itália faz uma pressão descomunal, como se o próprio diabo encarnado estivesse na pele de Battisti, já o Brasil por sua vez diz que a Itália está julgando a revelia e está tratando um caso político como criminal, e por estes motivos não dará inicio a extradição.

Enfim, ambos tem suas razões, realmente eu acho que a Itália está julgando um caso político como criminal, porém isso seria algo para se resolver internamente, o Brasil poderia ajudar diplomaticamente para que a Itália desse uma visão política ao ocorrido. Mas voltando um pouco mais no tempo, como ouvia falar muito da extradição e pouco da historia de Battisti, fiz algumas pesquisas sobre ele, e achei o seguinte.

Battisti era um ativista político de um grupo armado de extrema esquerda chamado Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), que atuou na Itália no fim dos anos 70, combatendo a ditadura do país, Battisti então é acusado de participação direta ou indireta em 4 homicídios atribuídos ao PAC, assaltos a bancos e outros delitos menores.

Pelos crimes supra citados Battisti foi condenado a prisão perpétua sem direito de ver o sol, totalmente isolado do mundo. Battisti então se refugiou na França, país que a primeira instancia também negou extraditar Battisti, a Itália fez muito menos alvoroço com a França do que está fazendo com o Brasil, mas por fim a França concordou em extraditar Battisti, que mais do que depressa fugiu para o Brasil...aqui sim encontrou seu lar.

A Itália entrou com o mesmo pedido de extradição, e no último dia de seu mandato Lula negou o pedido, e agora nossa presidenta Dilma também nega a extradição, o que gerou uma enorme inconformidade no povo e nas lideranças italianas, talvez ficaram surpresos pois possivelmente não conhecem a historia de nosso país, talvez se soubessem a historia de nossa presidenta entenderiam porque Battisti está seguro aqui, então vamos lá, à juventude de Dilma.

Dilma Rousseff é uma jovem de classe média que desde cedo se interessou sobre política, e logo após ao golpe militar em 1964 se juntou a militância, virando ativista política de um grupo armado de extrema esquerda, chamado Comando de Libertação Nacional (COLINA), também integrou a Vanguarda Armada Revolucionaria Palmares (VAL-Palmares) e é acusada por participação direta ou indireta em homicídios, sequestros, assaltos e outros pequenos delitos atribuídos a COLINA e a VAL-Palmares.

Dilma e todo pessoal que está no poder hoje e que eram de grupos armados de extrema esquerda, levantam essa bandeira com orgulho e dizem que não cruzaram os braços, que combateram, faz isso parecer bonito, correto, como eles teriam cara para extraditar uma pessoa que simplesmente é acusada dos mesmos crimes que eles? Fazendo isso estariam declarando que isso foi errado, assim dizendo que sua historia foi errada, a sorte de Battisti foi apenas ter cometido os mesmos crimes que nossa presidenta, só que na Itália ele é visto como criminoso, já no Brasil....

Nenhum comentário:

Postar um comentário