quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Desadministração Empresarial

Vou escrever hoje sobre algo que a muito tempo venho percebendo, e de certa forma me incomoda muito! Que são as formas administrativas de se lhe dar com gente no mundo empresarial hoje em dia.

Quando estamos na faculdade aprendemos diversas teorias administrativas, formas diferentes de aplicar velhos e novos conceitos administrativos, aprendemos como a psicologia é fundamental no mundo corporativo hoje em dia, e saímos com a gana de fazer um trabalho legal, de mudar a visão que muitos têm, mas chegando no dia a dia vemos que algumas pessoas ao sair da faculdade fizeram questão de esquecer tudo que aprenderam, deixam o orgulho, a soberba, a hipocrisia e o pseudo poder subir a cabeça!

Essas pessoas que um dia reclamavam de seus chefes hoje não percebem que o verdadeiro chefe sempre estiveram dentro delas.

Digo porque vejo a administração por pressão, por ameaça mais viva do que nunca. As pessoas precisam se reciclar, pegar os exemplos de empresas dinâmicas como Google, Microsoft e tantas outras que estão lançando novas tendências de trabalho no mercado e estão tenho fabuloso sucesso, isso precisa ser disseminada!

Vejo chefes ameaçando funcionários de demissão, mesmo sem motivo aparente, e o mais absurdo, vejo chefes intimando equipes, dizendo que alguém será mandado embora, isso um fato, só não sabe ainda quem....pelo amor de Deus, onde essas criaturas aprenderam isso? Demissão nunca foi nem nunca será um ato de melhoria de desempenho, você demite alguém por não ter se encaixado no trabalho, não ter o perfil, ou por algum ato não profissional, enfim, mas se você não está satisfeito com o desempenho como um líder preparado, deve sentar com sua equipe a buscar a solução, o melhor caminho, estar junto! Trabalhei em uma empresa onde o lema era "We are all in the same boat." (Estamos todos no mesmo barco), ou seja, todos juntos, ninguém vence se todos não vencerem, e ninguém afunda sozinho, ameaçar que vai demitir alguém sem saber quem é, é um ato puro e claro de desespero e despreparo administrativo, atos que estão sendo deixados para trás....

E um recado aos da moda antiga que recusam se atualizar e reciclar seus modos com os demais! A nova geração de administradores estão cada vez mais consciente que é melhor ser querido do que temido, e essa mentalidade vai atropelar o modelo administrativo vigente hoje em dia, ou você acompanha ou será engolido junto.

Um comentário:

  1. Pessoas assim, que não sabem administrar, liderar..são muito comuns ainda, infelizmente. Eu acho que o poder acaba subindo a cabeça mesmo nessas situações...acham melhor ameaçar, demitir do q admitir q ñ sabe oq tá fazendo e não sabe oq é liderar :)

    ResponderExcluir