terça-feira, 16 de novembro de 2010

Proclamação da República - Comemoração?

Ontem também foi feriado nacional devido a Proclamação da Republica no Brasil, nesta data em 1889 um grupo de militares liderados por Marechal Deodoro da Fonseca deram um golpe de estado e derrubaram o então imperador Dom Pedro II.

Agora vamos tentar voltar a exatos 121 anos atrás e fingir que nada aconteceu e o Brasil ainda é governado pela monarquia do império brasileiro, como será que o Brasil estaria? Melhor? Pior? A mesma coisa?

Tenho minha própria opinião, no meu ver nunca a visão de uma só pessoa pode estar sempre certa ou totalmente certa, claro que a facilidade de se tomar uma decisão e independente de qualquer coisa essa decisão ser seguida, sem depender de votos iria facilitar muito nas decisões menos complexas, isso seria uma grande vantagem, porém nas decisões mais complexas é muito importante o papel democrático, pois da a oportunidade de se repensar na decisão, porém, lembra uma curiosidade que o Imperador Dom Pedro II era um cara muito informal e que tinha uma paixão enorme por viagens, porém em todas suas viagens ele jamais tocou em um centavo do tesouro nacional, pois dizia que aquele dinheiro era do povo, e em suas viagens sempre negou receber atenção de realeza, queria ser tratado como todos, mesmo sendo o Imperador do Brasil, e ainda um fato que poucos sabem, era sobrinho de Napoleão Bonaparte e mesmo assim para ele era apenas alguém normal.

Se destacou pela defesa a abolição da escravatura, pelo fortalecimento da educação, pela fomentação da cultura, enfim, foi um homem e um líder que o Brasil precisaria muito ter agora, novamente ressalto, não estou defendendo o sistema monarca, mas talvez nossos republicanos deveriam tentar manter alguns dos princípios de nosso passado imperialista.

Para finalizar este texto acabo com uma frase de Dom Pedro II:

Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.     
                                                                                                                 
                                                                                                                                                            Dom Pedro II

Nenhum comentário:

Postar um comentário