sábado, 6 de novembro de 2010

Um pouco sobre o Egito




Hoje resolvi mudar um pouco a temática politica de meus ultimos textos, bora falar do Egito! Assunto que me intriga...estive estudando um pouco a respeito do antigo egito e reparei um fato realmente engraçado ou estranho na historia dos faraós, de um faraó na verdade em especifico...Amen-hotep IV ou mais conhecido como Akenathon.

Akenathon foi um faraó da XVIII dinastia egipcia, era filho de Amen-hotep III com a rainha Tié. Primeiro fato que achei engraçado na historia de Akenathon ou Amen-hotep IV foi sua representação nas estatuas, todos os faraós são representados com postura ereta, todos sempre fortes fisicamente e todos simetricos, como podem ver abaixo.

 


Por que então Akenathon daria ordens aos artistas que o representassem totalmente diferente? Com rosto comprido, de aparencia estranha, quase sobrehumana, com corpo esquisito, magrelo e barigudo? Pelo que parece ele foi o faraó que teve sua representação mais parecida com o que realmente era. mas os faraós antigos tinham um motivo em exigir suas representações de forma austera, isso representava força de liderança, força ao comando do estado, e por ser ponto crucial no comando do país e n comando da religião, era uma imagem importante. Em falar em religião esse é outro ponto importante, o faraó além de ser o dito "presidente" do país, era também o líder religioso do povo, ou seja, reunia os grandes poderes do mundo em suas mãos, o poder do estado e da fé, claro que o poder da fé não era monopolizado, pois o dividia com os sacerdotes, a religião do antigo egito era considerada politeista, pois acreditava em varias divindades e forças da natureza, e o deus principal desta religião era o deus Amon. Ao 5 ano de trono o Faraó Amen-hotep IV alterou seu nome, de Amen-hotep "Amon está satisfeito" para Akenathon "o espirito atuante de Aton" com isso instituiu o sistema de religião monoteista e adoração ao único deus Aton. Com isso tirou o poder dos sacerdotes...o grande barato é que seu filho Tutankhaton o famoso faraó, ao assumir o poder desfez tudo o que o pai havia feito, inclusive mudou seu nome para Tutankhamon.

 
Ai fica os grandes questionamentos. Por que suas representações eram diferentes?





Por que tamanha mudança no sistema de fé do povo egipcio? Por que seu filho mesmo sendo criado no sistema monoteista de Aton mudou tudo para politesita de Amon? E ainda vale pesquisa o que não foi citado aqui, o repentino sumisso de Akenathon e o suposto faraó mulher, que segundo muitos era sua própria esposa Nefertite que assumiu seu lugar, e depois de tudo isso as ligações que fazem de Akenathon com extra-terrestres...xiiiiii...parece que tem mais coisa nesse mato do que podemos imaginar! Claro que não vou me aprofundar nesse assunto num post de blog, mas cabe a reflexão de vocês e interesse de aprofundar a pesquisa pra quem gostou dos temperos dessa historia!

Um comentário:

  1. cara.. eu fico semrpe bolada com essa história de egito.. sempre achei q esse cara tivesse cara de ET, mas nunca tinha lido q realmente faziam essa ligação... agora tenho ainda mais pulgas atrás da orelha. Aiai... egito...

    ResponderExcluir